Sistema de Gestão da Qualidade do LAMCE

O Sistema de Gestão da Qualidade do LAMCE atende aos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015. Esta norma foi publicada pela “International Organization for Standardization”, uma federação de organismos de normalização de mais de 140 países, entre eles, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1947, em Genebra, Suíça, esta federação tem como objetivo promover a normatização de produtos e serviços.

A palavra ISO vem do grego ISOS e significa algo que é uniforme, homogêneo. Assim, traduz o objetivo das normas ISO, que é a criação de padrões para facilitar o comércio internacional. Existem cerca de 17.000 normas ISO para uma vasta gama de produtos e serviços, todas elaboradas com base em consenso internacional entre especialistas reconhecidos mundialmente.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 foi uma decisão estratégica do LAMCE, com vistas à melhoria contínua da qualidade dos seus produtos e serviços, com foco nas crescentes necessidades e expectativas dos clientes.

A vantagem de uma certificação pela ISO 9001 é prover confiança aos clientes atuais e potenciais que os produtos e serviços de uma organização estarão em conformidade com os requisitos acordados. Além disto, ao adotar uma abordagem de gestão por processos, a organização é beneficiada pela melhoria dos processos internos, desenvolvimento das competências, monitoramento do ambiente de trabalho, monitoramento da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo de melhoria contínua.

A nova versão 2015 da ISO 9001 busca fazer dos requisitos da norma uma ferramenta de gestão de negócios, através da sua integração e alinhamento às estratégias organizacionais. Como benefício, espera-se a melhoria contínua do desempenho organizacional.

Política da Qualidade

A Alta Direção estabelece, implementa e mantém uma política de qualidade apropriada ao contexto da organização e que apóia seu direcionamento estratégico, provê uma estrutura para os objetivos da qualidade, compromete-se em satisfazer os requisitos aplicáveis e compromete-se com a melhoria contínua do SGQ.

A Política da Qualidade está formulada e comunicada nos seguintes termos:

O Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia tem o compromisso em:

  • Contribuir com a excelência acadêmica do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, através dos resultados acadêmicos dos seus pesquisadores;
  • Desenvolver soluções inovadoras para seus clientes;
  • Desenvolver a Capacitação tecnológica das pessoas e infraestrutura;
  • Atender aos requisitos dos clientes e requisitos estatutários e regulamentares;
  • Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade, em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2015.
  • Manual da Qualidade do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal Certificado de registro BSI - British Standards Institution