Sistema de Gestão da Qualidade do LAMCE

O Sistema de Gestão da Qualidade do LAMCE atende aos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015. Esta norma foi publicada pela “International Organization for Standardization”, uma federação de organismos de normalização de mais de 140 países, entre eles, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1947, em Genebra, Suíça, esta federação tem como objetivo promover a normatização de produtos e serviços.

A palavra ISO vem do grego ISOS e significa algo que é uniforme, homogêneo. Assim, traduz o objetivo das normas ISO, que é a criação de padrões para facilitar o comércio internacional. Existem cerca de 17.000 normas ISO para uma vasta gama de produtos e serviços, todas elaboradas com base em consenso internacional entre especialistas reconhecidos mundialmente.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 foi uma decisão estratégica do LAMCE, com vistas à melhoria contínua da qualidade dos seus produtos e serviços, com foco nas crescentes necessidades e expectativas dos clientes.

A vantagem de uma certificação pela ISO 9001 é prover confiança aos clientes atuais e potenciais que os produtos e serviços de uma organização estarão em conformidade com os requisitos acordados. Além disto, ao adotar uma abordagem de gestão por processos, a organização é beneficiada pela melhoria dos processos internos, desenvolvimento das competências, monitoramento do ambiente de trabalho, monitoramento da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo de melhoria contínua.

A nova versão 2015 da ISO 9001 busca fazer dos requisitos da norma uma ferramenta de gestão de negócios, através da sua integração e alinhamento às estratégias organizacionais. Como benefício, espera-se a melhoria contínua do desempenho organizacional.

Política da Qualidade

A Coordenação Geral estabelece, implementa e mantém uma política de qualidade apropriada ao contexto da organização e que apoia seu direcionamento estratégico, provê uma estrutura para os objetivos da qualidade, compromete-se em satisfazer os requisitos aplicáveis e compromete-se com a melhoria contínua do SGQ.

A Política da Qualidade do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia tem os seguintes compromissos:

  • Prover serviços de estudos e projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação com pontualidade, qualidade técnica e atendimento ao escopo estabelecido junto aos clientes;
  • Atender aos requisitos dos clientes, das partes interessadas e demais requisitos aplicáveis;
  • Manter e melhorar continuamente seus processos e o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da norma ABNT ISO 9001:2015;
  • Comprometer os colaboradores a contribuir para com a eficácia do SGQ.
  • A Política da Qualidade é mantida como informação documentada no Manual da Qualidade e está disponível às partes interessadas na página eletrônica, murais, intranet ou cartilhas.

    Manual da Qualidade do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal Certificado de registro BSI - British Standards Institution