Apresentação

O Projeto Costa Norte tem como objetivo principal avaliar a eficiência da utilização de métodos de modelagem computacional ambiental (hidrodinâmica marinha e dispersão de óleo) e sensoriamento remoto visando o suporte para atividades de modelagem de dispersão de óleo nas zonas costeiras e estuarina amazônica, particularmente na região que contempla as Bacias Sedimentares Marinhas da Foz do Amazonas e do Pará-Maranhão.

Para atender tais objetivos, o projeto contempla o desenvolvimento de sistemas de simulação hidrodinâmica marinha em diferentes escalas espaciais e temporais e de dispersão de óleo que trabalhem de forma integrada, visando o aprimoramento de técnicas de previsão da dispersão e do impacto de manchas de óleo no mar na região costeira adjacente às Bacias do Pará-Maranhão e da Foz do Amazonas. Além disso, a participação do LAMCE envolve o mapeamento da linha de costa em maré alta e maré baixa, utilizando imagens de RADAR e o mapeamento do uso e cobertura do solo em escala regional visando a caracterização em escala regional dos ecossistemas costeiros na região de estudo.

Além do LAMCE, esse projeto conta com a participação a Universidade Federal do Pará através do Laboratório de Oceanografia Física; a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro através do Núcleo de Estudos em Manguezais; e da empresa de tecnologia oceanográfica PROOCEANO.

Caracterização dos forçantes ambientais que atuam na região de estudo.

A Plataforma Continental Amazônica e região oceânica adjacente é caracterizada por apresentar grande complexidade associada a circulação das águas. Tal fato se dá pela interação de diferentes forçantes ambientais (meteorológicos, oceanográficos e hidrológicos) os quais atuam em diferentes escalas espaciais e temporais na região, são eles: a descarga fluvial do Rio Amazonas, as Marés, os Ventos alísios e a Corrente Norte do Brasil.

Caracterização Oceanográfica

Variabilidade Espacial e Temporal

Processos Ambientais Multiescalares

Plataforma Continental Amazônica e Região Oceânica Adjacente

Metodologia – Integração das áreas de pesquisa em Modelagem Ambiental e Sensoriamento Remoto.