Destaques

Prof. Luiz Landau que fala sobre o Projeto Azul

Prof. Luiz Landau, coordenador do laboratório LAMCE, fala sobre o PROJETO AZUL

Matéria sobre o Projeto Azul

Confira aqui a matéria publicada na edição de abril da revista OCÉANO sobre o PROJETO AZUL

LAMCE no Projeto Azul

Sobre o projeto

O Projeto AZUL - Projeto Sistema de Observação Oceânica para a Bacia de Santos, solicitado pela BG Brasil e iniciado em Julho de 2012, tem como objetivo principal desenvolver um sistema de observação oceânica (SOO) para a região da Bacia de Santos baseado na aplicação de técnicas de modelagem computacional oceânica e aquisição de dados oceanográficos em tempo real. Tais dados serão adquiridos a partir de um inédito programa de coletas a ser aplicado de forma contínua e sistemática na bacia de Santos com o uso de sensores locais (derivadores de superfície, perfiladores e seagliders) e sensores remotos a bordo de plataformas orbitais. Saiba mais sobre o projeto em seu website oficial: http://www.projetoazul.eco.br/

Lançamento de um seaglider. (clique na imagem para ver o vídeo)
perfilador Perfilador na superfície do mar.
Lançamento de um derivador. (clique na imagem para ver o vídeo)

A metodologia do Projeto AZUL baseia-se na interação de três grandes áreas de atuação: modelagem computacional oceânica, coleta de dados oceano-gráficos e divulgação das informações geradas. Tais áreas trabalham em conjunto para desenvolver um sistema de assimilação dos dados coletados na Bacia de Santos, o que é fundamental para a implementação de um SOO fornecedor de informações, não só diagnósticas, mas também prognósticas da dinâmica oceânica.

Principais objetivos do projeto AZUL

O projeto será executado por profissionais da empresa de consultoria oceanográfica PROOCEANO, que é responsável, dentre outras atividades, por toda a parte de lançamento e operação dos sensores no mar, e pelo Laboratório LAMCE, através do Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA). Veja, abaixo, mais sobre a atuação do LAMCE no Projeto AZUL.

Atuação do LAMCE

derivador 04/03/2013 - Lançamento do primeiro seaglider que coletará dados para o Projeto AZUL. Boa parte da equipe do LAMCE estava presente.
derivador 04/03/2013 - Seaglider utilizado pelo Projeto AZUL.
derivador 04/03/2013 - Integrantes da equipe do LAMCE observando o seaglider e alguns derivadores.

A equipe de pesquisadores do LAMCE é responsável basicamente por toda a área de pesquisa relacionada à implementação e execução do modelo oceânico computacional a ser utilizado para a construção do sistema de observação oceânica para a Bacia de Santos. A implementação de um modelo computacional oceânico de forma operacional para uma determinada região envolve a pesquisa e o desenvolvimento de outras áreas específicas do conhecimento fundamentais para a correta implementação do modelo. Dessa forma, o grupo de pesquisadores do LAMCE foi subdividido em cinco grupos de pesquisa, que são:

Equipe do Projeto

Veja aqui o que saiu nos meios de comunicação sobre o Projeto AZUL

closebox
Get Adobe Flash player
closebox
Get Adobe Flash player