Apresentação

O LAMCE, em conjunto com o Polo Digital do PACC/UFRJ e o LATEC/UFRJ, com o apoio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade – CRIAR/UFRJ, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros - IPEAFRO, vem desenvolvendo instalações interativas multimídia e participando de eventos para comemoração do centenário de Abdias Nascimento.

Abdias Nascimento nasceu em Franca (SP) em 1914, filho do sapateiro e músico José Ferreira do Nascimento e da doceira e ama de leite Georgina Ferreira do Nascimento. Formou-se em economia pela Universidade do Rio de Janeiro em 1938 e foi o primeiro diplomado do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) em 1957.

Fundou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro (TEN), que rompeu com a barreira racial no teatro brasileiro e foi pioneiro ao vincular a luta contra a discriminação à valorização da herança cultural africana. A partir de 1950, ele atuou como curador do projeto Museu de Arte Negra do TEN. Viveu no exterior durante 13 anos, afastado do regime militar brasileiro, e lecionou nas universidades Yale, Wesleyan e do Estado de Nova York nos Estados Unidos; e Obafemi Awolowo na Nigéria. Ver mais

Produtos

closebox
Projeção Mapeada – Videomapping - Batalha de VGs

Vídeo mapping é uma técnica de projeção audiovisual digital baseada na topografia – ou seja, as imagens não se limitam às duas dimensões de uma tela, elas criam ilusões que podem ser aplicadas a inúmeros relevos, gerando uma narrativa múltipla e ao mesmo tempo única, criando-se assim, um espetáculo capaz de marcar a comemoração do centenário de Abdias Nascimento com a sutileza e a beleza da arte aliada ao impacto da tecnologia.

Na projeção mapeada “Abdias: um memorial imaginário” a tecnologia é usada ao lado da arte para exaltar a obra de Abdias e o movimento negro, num show de imagens que evolui para uma experiência sensorial. Nessa projeção mapeada usaremos diferentes edificações como base para a exibição das texturas e visões criadas por Abdias em suas telas, feitas sob inspiração da cultura africana. Sobre esta trama, bailarinos executam uma coreografia inspirada em seus poemas, que será realizada ao vivo e projeta em tempo real. Com isso, será apresentado um espetáculo capaz de marcar a comemoração com a sutileza e a beleza da arte aliada ao impacto da tecnologia.

Imagens da batalha de VGs, realizada em 14/3/2014, no Cais do Valongo.

closebox
Projeção Mapeada – MappingTipográfico

Nessa instalação, a animação desenvolvida em (6) (Projeção Tipográfica - Palavras de Abdias) é projetada em grande formato, em looping, nas paredes de edificações do Parque Tecnológico, na ilha do fundão.

closebox
Piso Interativo

O piso ou teto interativo consiste de um dispositivo que identifica a posição e os padrões de movimento do público de forma a gerar resposta virtual em tempo real. Mesclando computação gráfica e edição de vídeo em uma interface que conversa com câmeras de alta velocidade e sensores de movimento e pressão podemos dar a sensação de participação no experimento.

closebox
Corredor Interativo

Em um corredor interativo podemos fazer múltiplos grupos de usuários vivenciarem a experiência simultaneamente. Para atingir este objetivo, utilizamos vários tipos de sensores conjugados a smartfones e outros tipos de tecnologias que ajudam a definir grupos dentro da experiência.

closebox
Projeção Holográfica

Podemos, a partir de materiais e técnicas avançadas, aplicar a realidade aumentada através da holografia, esse conceito se mescla muito bem com ambientes fechados com controle de luz, podendo-se dar a impressão de se invocar seres fantásticos e participações históricas.

closebox
Cenografia Sonora - Som Imersivo Tridimensional

Aplicando técnicas de editoração de áudio para realidade virtual conseguimos unir o visual com o sonoro, uma simulação perfeita da sensação do som em ambiente 3d.

closebox
Tambores Interativos

Os tambores são a alma da terra, e dela é invocado o poder da natureza. Com sensores ligados a um instrumento tradicional afro-brasileiro, podemos responder de várias formas e unir o ritmo e a assertividade em uma ação da criação da própria música e visualização, por parte da audiência.

closebox
Projeção Tipográfica - Palavras de Abdias

Video Arte composto pela trajetória de Abdias e sua paixão por poesia e artes plásticas, sua luta pela igualdade, e suas experiências, contadas em grande formato por suas próprias palavras, obras e registros visuais.

Características da instalação: (a) Conteúdo de 7min; (b) animações dos quadros interagindo com tipografia; (c) imagens em vídeo de Abdias (arquivo); (d) reproduções das poesias de Abdias (arquivo).

closebox
Projeção Tipográfica - Palavras de Abdias

Esta projeção em tela mostra uma animação composta por duas camadas: (a) a primeira contendo imagens criadas por Abdias em suas pinturas sobre tela, feitas sob inspiração da cultura africana; e (b) uma segunda camada contendo imagens de bailarinos executando uma coreografia inspirada em seus poemas, filmada em estúdio e aplicada sobre a primeira em forma de silhueta.

A instalação consiste de uma projeção interativa, onde sensores de movimento permitem o acionamento das imagens a partir de gestos do público.

closebox
Totem – Multimídia Interativo

Esta instalação envolve a criação de um sistema multimídia interativo contando a história de Abdias, através de sua arte e de sua luta em defesa da igualdade racial, a ser acessado em totens disponibilizados no espaço de exposição.

Exemplo de totem para disponibilização do sistema multimídia.

Eventos

Homenagem aos Ancestrais do Valongo

Evento pan-ecumênico realizado em 14 de março de 2014, no Cais do Valongo, o recém-recuperado marco da saga de sangue e virtude da trajetória das etnias africanas no Brasil, localizado na região do Porto do Rio, organizado pelo Ipeafro, com apoio do centro cultural Ação da Cidadania, Porto Maravilha Cultural e a Prefeitura do Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário de Abdias Nascimento.

Na ocasião, foram realizadas apresentações culturais do grupo Quebradeiros conta Abdias (Universidade das Quebradas /UFRJ), Rede Ação Griô, Treme-Terra/Omo Aro Companhia Cultural e Regional Saci Chorão, entre outros, no Cais do Valongo e no galpão Docas Dom Pedro II (sede da Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e Pela Vida).

Como parte do evento, foi realizada também uma projeção mapeada (vídeo mapping) em que a tecnologia foi usada ao lado da arte para exaltar a obra de Abdias, a defesa do movimento negro e a valorização do conjunto arquitetônico do Valongo, num show de imagens que evolui para uma experiência sensorial.

Considerado o futuro da projeção, o vídeo mapping é uma técnica de projeção audiovisual digital baseada na topografia – ou seja, as imagens não se limitam às duas dimensões de uma tela, elas criam ilusões que podem ser aplicadas a inúmeros relevos, gerando uma narrativa múltipla e ao mesmo tempo única.

Nessa projeção mapeada foram utilizadas as edificações do entorno do Cais do Valongo como base para a exibição das texturas e visões criadas por Abdias em suas telas, feitas sob inspiração da cultura africana e usando palitos de fósforo e restos de tinta. Sobre esta trama, bailarinos executaram uma coreografia inspirada em seus poemas, que foi realizada ao vivo e projeta em tempo real.

Fotos

Clipe

O clipe mostra um trecho da animação apresentada no evento para comemorar o centenário de Abdias Nascimento. A animação é composta por duas camadas: a primeira contendo imagens criadas por Abdias em suas pinturas sobre tela, feitas sob inspiração da cultura africana; e a segunda camada contendo imagens de bailarinos executando uma coreografia inspirada em seus poemas, filmada em estúdio e aplicada sobre a primeira em forma de silhueta.

Convites

  • convite
  • programação
  • Convite virtual

Créditos

Equipe do Projeto

  • Luiz Landau
    Coordenação Geral
  • Cristina Haguenauer
    Coordenação Executiva
  • Heloisa Buarque de Holanda
    Curadoria
  • Luiz Noronha
    Roteiro e Direção
  • Fernando Prado
    Produção
  • Bernardo Gavazzi
    Computação Gráfica e Efeitos especiais

Parceiras

Realização

As imagens da obra de Abdias Nascimento utilizadas neste projeto foram gentilmente cedidas pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros - IPEAFRO.