Piatam

Apresentação

O Piatam foi um programa de monitoramento socio ambiental voltado às atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu (em Coari). O Piatam reuniu mais de cem pesquisadores e promove quatro excursões por ano para coletar dados no trecho do rio solimões por onde navegam os petroleiros. Esses dados geraram produtos para gestão ambiental e aprofundam o conhecimento científico sobre a região.

(Fonte: http://www.piatam.ufam.edu.br)

Os dados produzidos pelo Piatam sobre a fauna, flora, meio físico e socioeconomia da Floresta Amazônica têm servido não apenas para a elaboração de planos de contigência em caso de derramamento de óleo, mas também para o mapeamento do ambiente complexo da maior floresta tropical úmida do mundo.

(Fonte: Cadernos Petrobras Amazônia - Ano 5, número 5, dezembro 2005)

Atuação do LAMCE

A atuação do LAMCE através do Núcleo de Modelagem Ambiental no projeto PIATAM ampliou sua experiência na área de simulações de fluidos geofísicos (atmosfera, oceano e rios) e na área de modelagem computacional de dispersão de poluentes.

No projeto PIATAM, cuja parceria foi iniciada em 2000, o núcleo atuou no desenvolvimento de simulações computacionais que representam o escoamento em toda a calha fluvial do trecho do rio Solimões, que se estende de Coari à Manaus. (Figura 1 e Figura 2).

No âmbito do projeto PIATAM, o Núcleo de Modelagem Ambiental instalou estações hidro-meteorológicas em locais de interesse para a aquisição de dados "in situ" a partir da instalação de Plataformas de Coletas de Dados (PCD), fundamentais para a inicialização, a validação e a calibração dos modelos. A primeira estação foi instalada no Terminal de abastecimento do Rio Solimões e alguns de seus dados já podem ser monitorados a seguir: Temperatura; Velocidade do Vento; UR; Precipitação; Pressão.

Para atingir o propósito de modelar todos os componentes do sistema climático que afetam a região de interesse dos projetos, o núcleo implementou diversos modelos computacionais em ambientes integrados, mantendo a visão na operacionalidade destas ferramentas, de forma que os resultados possam ser utilizados de forma ágil e eficiente. Bases de dados observados pertencentes aos projetos da família PIATAM foram coletados em campanhas rotineiras para servirem à aferição e operação destes modelos. Todos os modelos foram integrados com o objetivo que o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios seja fechado, possibilitando a simulação de situações operacionais da dispersão de óleo e outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM, assim como para fins de planejamento estratégico.