II - Ações e Programas

Nesta seção são divulgadas informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo LAMCE - Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia.

Formação de Recursos Humanos

1 - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

1.1 - Programa de Recursos Humanos PRH ANP/MCTI – PRH 02

Este programa tem como objetivo a formação de recursos humanos em nível superior como resposta à demanda por profissionais qualificados em níveis de graduação, mestrado e doutorado, oriunda da expansão da indústria do petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil. O LAMCE coordena o Programa de Recursos Humanos 02 (PRH 02), que tem como objetivo a Formação de Profissionais de Engenharia Civil para o Setor de Petróleo e Gás.

1.2 - Descrição

Mestrado e Doutorado com ênfases em: Sistemas Petrolíferos, Sistemas Computacionais orientados à indústria do Petróleo e Engenharia Offshore. Acesse AQUI para mais informações.

Informações sobre os resultados e repasses podem ser obtidos nos relatórios de gestão do Programa, disponível na página da ANP. Acesse.

2 - PETROBRAS

Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos
O Programa investe em bolsas de estudo para estudantes de níveis técnico e superior (graduação, mestrado e doutorado), coordenadores e pesquisadores visitantes do setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, assim como em melhorias nas condições de ensino e infraestrutura nas instituições parceiras. Acesse AQUI para mais informações sobre Programa.

3 - Agências de Fomento

A formação de recursos humanos tem o apoio financeiro de agências de fomento como CAPES, CNPQ e FAPERJ, através do financiamento de bolsas de estudos e pesquisa. Informações sobre as bolsas concedidas podem ser encontradas no item Resultados.

Pesquisa e Desenvolvimento

1 - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

O LAMCE é uma instituição de pesquisa credenciada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para execução de projetos segundo Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento dos Contratos de Concessão da Agência Nacional do Petróleo. O credenciamento é regulamentado pelos documentos:

• RESOLUÇÃO ANP Nº 33/2005 e REGULAMENTO TÉCNICO ANP Nº 5/2005, que definem normas para a realização de investimentos em P&D pelos concessionários, e o RT regulamenta a elaboração do Relatório Demonstrativo das Despesas realizadas com investimentos em P&D.

• RESOLUÇÃO ANP Nº 47/2012 e REGULAMENTO TÉCNICO ANP Nº 07/2012, que estabelecem os critérios para o credenciamento das instituições de pesquisa e desenvolvimento aptas a participarem de projetos financiados com recursos de investimentos em P&D.

• LEI Nº 11.540/2007, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O credenciamento do LAMCE junto à ANP, de n. 081/2014, foi publicado no Diário Oficial da União de 14 de abril de 2014, e habilita a operação nas seguintes linhas de pesquisa:

2 - AGÊNCIAS DE FOMENTO

O LAMCE mantém projetos e convênios com agências de fomento como CNPq, FAPERJ, FINEP, CAPES. Os projetos e auxílios concedidos estão descritos no item Resultados.

Resultados

Este seção apresenta os resultados obtidos com as ações e programas.