Soluções computacionais personalizadas para problemas complexos em Engenharia e Geociências.
Apresentação
O Piatam foi um programa de
monitoramento socio ambiental voltado às atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural
oriundos de Urucu (em Coari).
O Piatam reuniu mais de cem pesquisadores e promoveu quatro excursões por ano para coletar dados
no trecho do rio solimões por onde navegam os petroleiros. Esses dados geraram produtos para a gestão ambiental e aprofundaram o conhecimento científico sobre a região.
Fonte: http://www.piatam.ufam.edu.br
Os dados produzidos pelo Piatam sobre a fauna, flora, meio físico e socioeconomia da Floresta Amazônica
têm servido não apenas para a elaboração de planos de contigência em caso de
derramamento de óleo, mas também para o mapeamento do ambiente complexo da
maior floresta tropical úmida do mundo.
Fonte: Cadernos Petrobras Amazônia - Ano 5, número 5, dezembro 2005
A atuação do LAMCE através do Núcleo de Modelagem Ambiental no projeto PIATAM ampliou sua experiência na área de simulações de fluidos geofísicos (atmosfera, oceano e rios) e na área de modelagem computacional de dispersão de poluentes.
Simulações
Computacionais
No projeto PIATAM, cuja parceria foi iniciada em 2000, o núcleo atuou no desenvolvimento de simulações computacionais que representam o escoamento em toda a calha fluvial do trecho do rio Solimões, que se estende de Coari à Manaus.
Estações
Hidro-meteorológicas
No âmbito do projeto PIATAM, o Núcleo de Modelagem Ambiental instalou estações hidro-meteorológicas em locais de interesse para a aquisição de dados "in situ" a partir da instalação de Plataformas de Coletas de Dados (PCD), fundamentais para a inicialização, a validação e a calibração dos modelos. A primeira estação foi instalada no Terminal de abastecimento do Rio Solimões e alguns de seus dados já podem ser monitorados a seguir: Temperatura; Velocidade do Vento; UR; Precipitação; Pressão.
Sistema
Climático
Para atingir o propósito de modelar todos os componentes do sistema climático que afetam a região de interesse dos projetos, o núcleo implementou diversos modelos computacionais em ambientes integrados , mantendo a visão na operacionalidade destas ferramentas, de forma que os resultados possam ser utilizados de forma ágil e eficiente. Bases de dados observados pertencentes aos projetos da família PIATAM foram coletados em campanhas rotineiras para servirem à aferição e operação destes modelos. Todos os modelos foram integrados com o objetivo que o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios seja fechado, possibilitando a simulação de situações operacionais da dispersão de óleo e outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM, assim como para fins de planejamento estratégico.
Núcleo de
Modelagem Ambiental
Apresentação
O Projeto Piatam Mar - Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica - reuniu 230 pesquisadores e técnicos que se dedicaram a estudos sobre o homem e o meio ambiente do litoral amazônico. Foi o mais abrangente projeto multidisciplinar sobre a área marinha da Amazônia.
Voltado a diversas áreas de conhecimento e reunindo
instituições do Pará, Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro, o projeto foi coordenado pela Universidade
Federal do Pará (UFPA) e pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello
(Cenpes), responsável também pelo seu financiamento.
Fonte: http://www.naea.ufpa.br/piatammar
A atuação do LAMCE através do Núcleo de Modelagem Ambiental no projeto PIATAM Mar ampliou sua experiência na área de simulações de fluidos geofísicos (atmosfera, oceano e rios) e na área de modelagem computacional de dispersão de poluentes.
Modelos
hidrodinâmicos
No projeto PIATAM Mar, o Núcleo de Modelagem Ambiental participou, desde o ano de 2003, com o desenvolvimento de modelos hidrodinâmicos que simularam a circulação marinha e atmosférica em regiões da costa amazônica, plataforma continental e região oceânica adjacente.
Sistema
Climático
Para atingir o propósito de modelar todos os componentes do sistema climático que afetam a região de interesse dos projetos, o núcleo implementou diversos modelos computacionais em ambientes integrados, mantendo a visão na operacionalidade destas ferramentas, de forma que os resultados puderam ser utilizados de forma ágil e eficiente. Bases de dados observados pertencentes aos projetos da família PIATAM foram coletados em campanhas rotineiras para servirem à aferição e operação destes modelos. Todos os modelos foram integrados com o objetivo de fechar o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios, possibilitando a simulação de situações operacionais da dispersão de óleo e outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM Mar, assim como para fins de planejamento estratégico.
Núcleo de
Modelagem Ambiental
Seu objetivo foi a obtenção dos padrões hidrodinâmicos em trechos fluviais de interesse dos projetos PIATAM e PIATAM Mar.
Esta atividade foi aplicada na obtenção de mapas de distribuição espaço-temporal de velocidade e nível fluvial,
além de servir como condições iniciais e de contorno para o modelo
de dispersão de poluentes nas águas do Rio.
Além disso, vem
sendo implementado um modelo hidrodinâmico capaz de simular a dinâmica das áreas alagáveis,
muito comuns na Região Amazônica devido ao ciclo anual de cheia e
seca do rio. A área fluvial de interesse compreendia o Rio Amazonas
e outros importantes rios, como o Pará, que eram estudados e
incorporados às modelagens hidrodinâmicas, uma vez que também
constituem fontes de variabilidade para a dinâmica marinha costeira
e por estarem na região de interesse da Petrobras.
A modelagem contemplou variabilidades espaciais e temporais existentes na circulação oceânica sobre a Plataforma Continental Amazônica (PCA), na vazão dos rios, nas marés e na circulação atmosférica. A estratégia utilizada envolveu três diferentes modelos hidrodinâmicos.
Atuou na produção de condições de contorno atmosféricas para modelos de ondas de gravidade superficial, de circulação marinha e de dispersão de constituintes a partir de simulações computacionais de alta resolução das condições de vento típicas da região de interesse dos projetos. Outras atividades relativas ao Projeto PIATAM foram desenvolvidas, principalmente com a inclusão dos efeitos gerados pela influência dos fenômenos de meso e micro escala atmosféricana hidrodinâmica fluvial e na dispersão de óleo nos rios.
Através da modelagem de ondas obteve-se o clima de ondas de gravidade superficial nas regiões de interesse e investiga-se possíveis relações com a alteração das linhas de costa. Para a execução de tais modelos fez-se a aquisição de algumas variáveis ambientais fundamentais como velocidade e direção do vento sobre a superfície do oceano e informações batimétricas . Os modelos utilizados foram, então capazes de capturar importantes aspectos dos processos associados à interação das ondas com o fundo marinho, tais como: a refração e a difração, Tais processos são de enorme importância para o entendimento da dinâmica em regiões costeiras e estuarinas de águas rasas.
Essa atividade objetivou o aprimoramento e a implementação de modelos computacionais capazes de simular a dispersão a concentração e a trajetória de manchas de óleo sobre a superfície de ambientes fluviais e marinhos. Para a aplicação dos modelos foi fundamental o conhecimento de condições hidrodinâmicas e atmosféricas das regiões de interesse. Tais informações foram obtidas a partir da coleta direta de dados ambientais oriundos em plataformas de coleta de dados instaladas ou de modelos hidrodinâmicos fluviais, marinhos e atmosféricos. Os resultados obtidos através dos modelos produziram informações com alta resolução espaço-temporal garantindo melhores prognósticos de dispersão do poluente.
O Piatam
foi um programa de monitoramento socio ambiental voltado às atividades de
produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu (em Coari). O Piatam
reuniu
mais de cem pesquisadores e promoveu quatro excursões por ano para coletar dados
no trecho do rio solimões por onde navegam os petroleiros. Esses dados
geraram produtos para a gestão ambiental e aprofundaram o
conhecimento científico sobre a região.
Fonte: http://www.piatam.ufam.edu.br
Os dados produzidos pelo
Piatam sobre a fauna, flora, meio físico e socioeconomia da Floresta Amazônica têm servido não apenas
para a elaboração de planos de contigência em caso de derramamento de óleo,
mas também para
o mapeamento do ambiente complexo da maior floresta tropical úmida do mundo.
Fonte: Cadernos Petrobras Amazônia - Ano
5, número 5, dezembro 2005
A atuação do LAMCE através do
Núcleo de Modelagem Ambiental
no projeto
PIATAM ampliou
sua experiência na área de simulações de fluidos geofísicos (atmosfera, oceano e
rios) e
na área de modelagem computacional de dispersão de poluentes.
Conhecer Área
No projeto PIATAM, cuja parceria foi iniciada em 2000, o núcleo atuou no desenvolvimento
de simulações computacionais que representam o escoamento em
toda a calha
fluvial do
trecho do rio Solimões, que se estende de Coari à Manaus.
FIGURA 1
FIGURA 2
No âmbito do projeto PIATAM, o Núcleo de Modelagem Ambiental instalou estações
hidro-meteorológicas em locais de interesse para a aquisição de
dados "in situ" a partir
da
instalação de Plataformas de Coletas de Dados (PCD),
fundamentais para a
inicialização, a validação e a calibração dos modelos. A primeira estação foi instalada
no Terminal
de abastecimento do Rio Solimões e alguns de seus dados já podem ser
monitorados a seguir: Temperatura; Velocidade do Vento; UR; Precipitação; Pressão.
Para atingir o propósito de modelar todos os componentes do sistema climático que afetam
a região de interesse dos projetos, o núcleo implementou diversos
modelos
computacionais em ambientes integrados, mantendo a
visão na operacionalidade destas ferramentas, de
forma que os resultados possam ser utilizados de forma ágil e
eficiente.
Bases de dados
observados pertencentes aos projetos da família PIATAM foram coletados em
campanhas
rotineiras para servirem à aferição e operação destes
modelos. Todos os modelos
foram
integrados com o objetivo que o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios seja
fechado, possibilitando a simulação de situações
operacionais da dispersão de óleo e
outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM, assim como para fins de
planejamento estratégico.
O projeto Piatam Mar - Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica – reuniu 230 pesquisadores e técnicos que se dedicaram a estudos sobre o homem e o meio ambiente do litoral amazônico. Foi o mais abrangente projeto multidisciplinar sobre a área marinha da Amazônia.
Voltado a diversas áreas de conhecimento
e reunindo instituições do Pará, Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro,
o projeto foi coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Centro de Pesquisas e
Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), responsável também pelo seu financiamento.
Fonte: http://www.naea.ufpa.br/piatammar
A atuação do LAMCE através do
Núcleo de Modelagem Ambiental
no projeto
PIATAM ampliou
sua experiência na área de simulações de fluidos geofísicos (atmosfera, oceano e
rios) e
na área de modelagem computacional de dispersão de poluentes.
Conhecer Área
No projeto PIATAM, cuja parceria foi iniciada em 2000, o núcleo atuou no desenvolvimento
de simulações computacionais que representam o escoamento em
toda a calha
fluvial do
trecho do rio Solimões, que se estende de Coari à Manaus.
FIGURA 1
FIGURA 2
Para atingir o propósito de modelar todos os componentes do sistema climático que afetam
a região de interesse dos projetos, o núcleo implementou diversos
modelos
computacionais em ambientes integrados, mantendo a
visão na operacionalidade destas ferramentas, de
forma que os resultados possam ser utilizados de forma ágil e
eficiente.
Bases de dados
observados pertencentes aos projetos da família PIATAM foram coletados em
campanhas
rotineiras para servirem à aferição e operação destes
modelos. Todos os modelos
foram
integrados com o objetivo que o ciclo de alimentação entre atmosfera, oceano e rios seja
fechado, possibilitando a simulação de situações
operacionais da dispersão de óleo e
outros impactos nas áreas de interesse do projeto PIATAM, assim como para fins de
planejamento estratégico.
FIGURA 3
Seu objetivo foi a obtenção dos padrões hidrodinâmicos em trechos fluviais de interesse dos projetos PIATAM e PIATAM Mar. Esta atividade foi aplicada na obtenção de mapas de distribuição espaço-temporal de velocidade e nível fluvial, além de servir como condições iniciais e de contorno para o modelo de dispersão de poluentes nas águas do Rio. Além disso, vem sendo implementado um modelo hidrodinâmico capaz de simular a dinâmica das áreas alagáveis, muito comuns na Região Amazônica devido ao ciclo anual de cheia e seca do rio. A área fluvial de interesse compreendia o Rio Amazonas e outros importantes rios, como o Pará, que eram estudados incorporados às modelagens hidrodinâmicas, uma vez que também constituem fontes de variabilidade para a dinâmica marinha costeira e por estarem na região de interesse da Petrobras.
A modelagem contemplou variabilidades espaciais e temporais existentes na circulação oceânica sobre a Plataforma Continental Amazônica (PCA), na vazão dos rios, nas marés e na circulação atmosférica. A estratégia utilizada envolveu três diferentes modelos hidrodinâmicos.
Atuou na produção de condições de contorno atmosféricas para modelos de ondas de gravidade superficial, de circulação marinha e de dispersão de constituintes a partir de simulações computacionais de alta resolução das condições de vento típicas da região de interesse dos projetos. Outras atividades relativas ao Projeto PIATAM foram desenvolvidas, principalmente com a inclusão dos efeitos gerados pela influência dos fenômenos de meso e micro escala atmosférica na hidrodinâmica fluvial e na dispersão de óleo nos rios.
Através da modelagem de ondas obteve-se o clima de ondas de gravidade superficial nas regiões de interesse e investiga-se possíveis relações com a alteração das linhas de costa. Para a execução de tais modelos fez-se a aquisição de algumas variáveis ambientais fundamentais como velocidade e direção do vento sobre a superfície do oceano e informações batimétricas. Os modelos utilizados foram, então capazes de capturar importantes aspectos dos processos associados à interação das ondas com o fundo marinho, tais como: a refração e a difração, Tais processos são de enorme importância para o entendimento da dinâmica em regiões costeiras e estuarinas de águas rasas.
Essa atividade objetivou o aprimoramento e a implementação de modelos computacionais capazes de simular a dispersão a concentração e a trajetória de manchas de óleo sobre a superfície de ambientes fluviais e marinhos. Para a aplicação dos modelos foi fundamental o conhecimento de condições hidrodinâmicas e atmosféricas das regiões de interesse. Tais informações foram obtidas a partir da coleta direta de dados ambientais oriundos em plataformas de coleta de dados instaladas ou de modelos hidrodinâmicos fluviais, marinhos e atmosféricos. Os resultados obtidos através dos modelos produziram informações com alta resolução espaço-temporal garantindo melhores prognósticos de dispersão do poluente.

Conheça-nos
Especializações
Design e implementação pela TIC do LAMCE
O LAMCE é unidade de pesquisa credenciada pela ANP através do credenciamento 081/2014, publicado no Diário Oficial da União de 14/04/2014 e atualizado pelo despacho SPD-ANP N° 1.055, de 3 de agosto de 2022, publicado no Diário Oficial da União de 04/08/2022.
O LAMCE participa do Núcleo Interdepartamental de Tecnologias Digitais para o Setor de Óleo e Gás, também credenciado pela ANP conforme credenciamento 883/2019, publicado no Diário Oficial da União de 01/08/2019.
O LAMCE é unidade de pesquisa credenciada pela ANP através do credenciamento 081/2014, publicado no Diário Oficial da União de 14/04/2014 e atualizado pelo despacho SPD-ANP N° 1.055, de 3 de agosto de 2022, publicado no Diário Oficial da União de 04/08/2022.
O LAMCE participa do Núcleo Interdepartamental de Tecnologias Digitais para o Setor de Óleo e Gás, também credenciado pela ANP conforme credenciamento 883/2019, publicado no Diário Oficial da União de 01/08/2019.