Atuação do LAMCE no projeto
A equipe de pesquisadores do LAMCE é responsável por duas áreas de trabalho:
Modelagem Computacional Ambiental
Responsabilidade do
Núcleo de Modelagem Ambiental
Sensoriamento Remoto
Responsabilidade do
Núcleo de Sensoriamento Remoto por Radar Aplicado a Indústria do Petróleo
A Caracterização da dinâmica ambiental dos ecossistemas costeiros para a região de interesse do Projeto JAPI é realizada de forma a contemplar diferentes cenários ambientais, elaborados em função de características da maré, dos ventos e da descarga fluvial dos principais rios da região. Tais processos representam os principais forçantes ambientais para a hidrodinâmica da região.
Além dos cenários ambientais definidos ao lado, pretende-se estudar e caracterizar eventuais mudanças nos processos atmosféricos e marinhos decorrentes de cenários de mudanças climáticas. Para tal foi definido um experimento computacional baseado em um cenário crítico de emissões de gases do efeito estufa definido pelo IPCC.
VEJA OS CENÁRIOS AMBIENTAIS
Principais Objetivos do LAMCE no Projeto Japi
Medições oceanográficas e produtos gerados na área de interesse do projeto
Desde Dezembro de 2012, pesquisadores do LAMCE, em parceria com a empresa de consultoria oceanográfica PROOCEANO, vêm adquirindo e analisando dados oceanográficos na região de interesse do projeto JAPI. Além de contribuírem para um melhor conhecimento da dinâmica oceanográfica local, tais dados são utilizados no desenvolvimento e aperfeiçoamento de modelos computacionais que representam a hidrodinâmica marinha da região de interesse.
Os dados coletados são: