assinatura visual LAMCE
L A M C E
...
... ...
Sobre o projeto

O Projeto JAPI, financiado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção e iniciado em julho de 2011, tem como objetivo principal estruturar e consolidar informações ambientais que auxiliem na caracterização e monitoramento de ambientes costeiros com ênfase em ecossistema manguezal, através do uso de sensoriamento remoto e modelagem computacional ambiental na região do litoral sul da Bahia que compreende os municípios de Belmonte, Canavieiras e Una.

Para tal serão confeccionados mapas de sensibilidade ambiental a derrame de óleo para diferentes cenários hidrodinâmicos e atmosféricos com intuito de dar suporte ao gerenciamento ambiental da região de interesse auxiliando em atividades de mitigação e/ou remediação de possíveis impactos gerados pela atividade da Indústria de Óleo e Gás. Além disso, será gerado um cenário climático regionalizado associado ao processo de Mudanças Climáticas.

O projeto esta sendo executado por profissionais do Núcleo de Estudos Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (NEA/IGEO/UFBA), que é responsável, dentre outras atividades, pela coleta em campo de dados geoquímicos, biológicos e socioeconômicos e pelo LAMCE, através do Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA) e do Núcleo de Sensoriamento Remoto por Radar Aplicado a Indústria do Petróleo. As coletas de dados ambientais in situ vêm sendo realizadas de forma sistemática e contínua por profissionais da empresa de consultoria oceanográfica PROOCEANO.

Tecnologia e
Monitoramento
para Prevenção de acidentes ambientais
Mapa de localização da área de estudo.

Equipe do LAMCE no Projeto JAPI

Adriano Vasconcelos
Currículo Lattes
Carlos Henrique Beisl
Currículo Lattes
Hatsue Takanaca de Decco
Currículo Lattes
Luiz Landau
Currículo Lattes
Luiz Paulo de Freitas Assad
Currículo Lattes
Rafael Henrique Oliveira Rangel
Currículo Lattes
Rafael Vieira Campos
Currículo Lattes
Raquel Toste Ferreira dos Santos
Currículo Lattes

A escolha do nome Japi está associada a uma ave observada na região de interesse do Projeto, ou seja, o litoral sul da Bahia. Japi é uma ave da família Icteridae cujo nome em tupi-guarani pode significar “aquele que é ruidoso; indivíduo barulhento” e/ou “as cabeceiras; as nascentes”.

Algumas fotos da região de estudo