Vamos conhecer
melhor o oceano
através de um modelo
vivo da região
do projeto AZUL
Veja abaixo mais sobre a atuação do LAMCE no Projeto AZUL.
Entender o Atlântico é
fundamental para protegê-lo
O Projeto Sistema de Observação Oceânica para a Bacia de Santos também conhecido como Projeto AZUL teve início no final do mês de Julho de 2012. Dentre algumas metas e contribuições específicas o projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de observação oceânica para a região da Bacia de Santos baseado na aplicação de técnicas de modelagem computacional oceânica e aquisição de dados oceanográficos em tempo real na região de interesse. Tais dados são adquiridos a partir de um inédito programa de coletas a ser aplicado de forma contínua e sistemática na bacia de Santos com o uso de sensores locais (derivadores, flutuadores e gliders) e sensores remotos a bordo de plataformas.
Monitoramento em tempo real
O Projeto AZUL - Projeto Sistema de Observação Oceânica para a Bacia de Santos,
solicitado pela
Shell e iniciado
em Julho de 2012, tem como objetivo principal
desenvolver um sistema de observação oceânica (SOO)
para a região da Bacia de Santos baseado na aplicação de técnicas de modelagem computacional oceânica e
aquisição de dados oceanográficos em tempo real. Tais dados serão adquiridos a partir de um
inédito programa de coletas a ser aplicado
de forma contínua e sistemática na bacia de Santos com o uso de sensores locais (derivadores de
superfície, perfiladores e gliders) e sensores
remotos a bordo de plataformas orbitais.
Saiba mais sobre o projeto em seu website oficial: http://www.projetoazul.eco.br/
Modelagem computacional oceânica;
Coleta de dados oceanográficos;
Divulgação das informações geradas.
Tais áreas trabalham em conjunto para desenvolver um sistema de assimilação dos dados coletados na Bacia de Santos, o que é fundamental para a implementação de um SOO fornecedor de informações, não só diagnósticas, mas também prognósticas da dinâmica oceânica.
A equipe de pesquisadores do LAMCE é responsável basicamente por toda a área de pesquisa relacionada à implementação e execução do modelo oceânico computacional a ser utilizado para a construção do sistema de observação oceânica para a Bacia de Santos. A implementação de um modelo computacional oceânico de forma operacional para uma determinada região envolve a pesquisa e o desenvolvimento de outras áreas específicas do conhecimento fundamentais para a correta implementação do modelo. Dessa forma, o grupo de pesquisadores do LAMCE foi subdividido em cinco grupos de pesquisa, que são:
04/03/2013 - Lançamento do primeiro glider que coletará dados para o Projeto AZUL. Boa parte da equipe do LAMCE estava presente.